Como a alimentação afeta a sua fertilidade [Parte I]

Como a alimentação afeta a sua fertilidade? [Parte I]

Ter um filho é algo que muda para sempre a vida de um casal, e essa é uma decisão que normalmente vem de muita reflexão e do desejo profundo de se tornar pais. Porém, infelizmente, pode acontecer que mesmo depois de estar totalmente seguro desse desejo, o casal passe muito tempo tentando, sem conseguir resultados.

A boa notícia é que a infertilidade pode estar sendo causada por algo muito mais simples do que alguma doença ou problema irreversível: a alimentação, tanto do homem quanto da mulher, pode influenciar muito suas chances de conseguir gerar um filho.

Se você e seu parceiro estão na expectativa de conseguir a sonhada gravidez, vejam algumas dicas de como seus hábitos diários de alimentação podem estar interferindo em sua fertilidade:

📌 Bebidas alcoólicas

Muitos casais já sabem que devem evitar consumir bebidas alcoólicas enquanto estão tentando engravidar, mas vale ressaltar aqui a importância e os motivos dessa medida.
O álcool em excesso é prejudicial para o desenvolvimento dos gametas sexuais, resultando, consequentemente, em maiores dificuldades de engravidar. Além disso, lembre-se de que o álcool pode ser prejudicial à formação do bebê nos primeiros meses na barriga da mãe. Para garantir maiores chances de sucesso, o ideal é que o futuro pai e a futura mãe suspendam o consumo de álcool durante as tentativas, e a futura mãe durante todo o período da gravidez.

📌 Alimentos ricos em gordura

O excesso de peso é outro fator que pode estar atrapalhando suas chances, já que está relacionado a problemas hormonais encontrados em ambos os sexos, influenciando a fertilidade, ou seja, o excesso de peso tem ação direta sobre os hormônios, tanto no homem como na mulher.
Ingerir muitos alimentos gordurosos pode ainda trazer outras complicações, como doenças cardíacas, de circulação, diabetes e colesterol alto — mais obstáculos no desenvolvimento de gametas férteis.
Casais que pretendem ter filhos, portanto, devem controlar sua ingestão de gordura, preferindo consumir carnes mais magras e laticínios desnatados, além de praticar exercícios físicos regularmente.

Deixe um comentário