Sinais que podem indicar problemas na fertilidade feminina [Parte III]
📌 Tratamentos com radiação ou quimioterapia
Qualquer tipo de tratamento médico realizado com compostos invasivos e que apresentam efeitos colaterais, podem influenciar na capacidade da mulher em se apresentar fértil. Isso acontece porque a radiação ou quimioterapia, ao agirem nas células doentes, tentando eliminá-las, também agem em células boas como os gametas, podendo eliminar toda a reserva de óvulos que a mulher possui.
📌 Idade acima de 35 anos
Embora esse fator não seja necessariamente um problema e trate-se de um processo natural do organismo, mulheres acima de 35 anos podem ter mais dificuldade para engravidar. Isso acontece por vários fatores, sendo um deles a queda na produção hormonal. Também há o fato de a quantidade de óvulos da mulher já estar bastante reduzida, podendo dificultar a fertilização.
Ao contrário dos homens, a mulher não produz suas células reprodutivas ao longo de vida. Assim que nasce, a mulher já traz consigo os óvulos para toda a sua vida. Eles são amadurecidos e liberados aos poucos, durante seu período fértil. Ao chegar aos 35 anos, ela já possui poucos óvulos e eles podem estar velhos, o que dificulta a gravidez.
Mesmo conhecendo todos os possíveis sinais que indicam problemas de fertilidade nas mulheres, nenhum diagnóstico clínico pode ser fechado sem a avaliação e o acompanhamento de um médico especialista em problemas de fertilidade. Muitas vezes, a dificuldade de engravidar pode ser consequência de uma soma de fatores encontrados na mulher e no homem, que não permitem que o casal seja considerado fértil.
Por isso, se você desconfia que apresenta um dos sinais acima, não hesite em procurar a orientação de um especialista!
R. Cláudio Manoel, 48 – Sala 502 – Funcionários, Belo Horizonte/MG, 30140-100
CONSULTÓRIO: (31) 97170-1495
GERAR IN VITRO: (31)234216-19