Quais as causas de infertilidade mais comuns? [Parte II]
📍 Causas de infertilidade na mulher
A infertilidade pode ser relacionada à mulher, ao homem ou a uma mistura dos quadros de ambos. Na mulher, especificamente, vários problemas podem levar à infertilidade:
📍 Idade avançada
O chamado período fértil da mulher se inicia ainda na adolescência, a partir do estabelecimento de ciclos ovulatórios e dura até próximo à menopausa. Entretanto, após os 35 anos, já existe uma certa redução da fertilidade que se acentua após os 40 anos. Acima dos 42 anos a queda da fertilidade é ainda maior, sendo raras as gestações nos anos que antecedem a menopausa.
Ao contrário do homem, a mulher só produz os gametas, chamados ainda oócitos primários, durante sua vida dentro do útero materno. A partir daí, a maioria destas células degeneram. A partir da puberdade, uma delas (raramente mais de uma) amadurecerá a cada mês, num processo chamado ovulação, evoluindo para um oócito secundário maduro (óvulo) capaz de ser fertilizado. Após os 40 anos, existe uma menor reserva ovariana e os óvulos são produzidos irregularmente e têm uma qualidade pior.
📍 Menstruações irregulares e Síndrome dos Ovários Policísticos
Menstruações irregulares estão relacionadas à falta de ovulação; ou à diminuição precoce da reserva ovariana. O nome síndrome dos ovários policísticos é utilizado para alguns casos de anovulação por causas diversas. Este quado cursa geralmente com ciclos irregulares, acne, excesso de pelos; às veze obesidade. Pela ausência ou diminuição da frequência dos ciclos ovulatórios a mulher apresenta uma dificuldade para engravidar. Existem diversos tratamentos que podem ajudar estas pacientes a ovular e engravidarem.
R. Cláudio Manoel, 48 – Sala 502 – Funcionários, Belo Horizonte/MG, 30140-100
CONSULTÓRIO: (31) 97170-1495
GERAR IN VITRO: (31)234216-19