Existem alguns exames que podem sugerir uma avaliação quantitativa da reserva de óvulos nos seus ovários.
A Reserva Ovariana pode ser avaliada pela dosagem sangüínea de três hormônios no 3º dia do ciclo menstrual: FSH, estradiol e hormônio anti-mulleriano.
Outra forma confiável de se avaliar a sua reserva ovariana é pelo exame de ultra-sonografia no início do ciclo menstrual.
FSH e estradiol:
FSH maior do que 10 mlU/ml e estradiol maior que 35 pg/ml, geralmente sugerem uma má respondedora aos estímulos hormonais.
FSH menor do que 10 mlU/ml e estradiol menor do que 35 pg/ml geralmente sugerem uma boa respondedora aos estímulos hormonais.
Hormônio Anti-mulleriano:
AMH é um hormônio fabricado por células do ovário(folículos) e dá uma idéia do número de óvulos existentes nos ovários capazes de serem fertilizados no presente e, para o futuro.
ULTRA-SONOGRAFIA ENDOVAGINAL (início do ciclo):
Avalia o tamanho, o volume dos ovários e a presença de folículos iniciais (ou folículos antrais). Ovários pequenos e/ou com poucos folículos significa uma Baixa Reserva Ovariana.
Quer saber mais sobre a avaliação da sua reserva ovariana? Fez algum destes exames acima e quer entender mais sobre o resultado?