Aconselhamento Pré-Gestacional-

Aconselhamento Pré-Gestacional

O ideal é que a mulher procure pelo aconselhamento pré-gestacional pelo menos três meses antes do período em que o casal pretenda suspender o método contraceptivo. Nesse período, deve-se iniciar a reposição de ácidofólico para a futura mamãe. O ácidofólico tem papel fundamental na formação das estruturas do tubo neural do feto e, sua carência, pode ser responsável por malformaçõesincompatíveis com a vida, como a anencefalia, por exemplo. Nessa consulta, devemos orientar sobre:
  • Idade e sua correlação com fertilidade;
  • História de gestações anteriores, incluindo abortos
  • Problemas de saúde, como hipertensão, diabetes, doenças da tireóide;
  • Hábitos de vida, como atividade física, alimentação, tabagismo, etilismo, peso adequado;
Suspender algumas medicações que podem repercutir na formação do feto, principalmente nas primeiras semanas de vida embrionária. Certas medicações podem necessitar de substituição. Isso é muito comum com paciente hipertensas. Suspender sempre o álcool e cigarro.

Checar o histórico do casal quanto à presença de malformações e síndromesgenéticas na família de ambos. Algumas delas têm um caráter dominante e podem interferir no desejo do casal em receber um aconselhamento genético mais detalhado. Inclui-se a gemelaridade nesse caso.

Rastreio das Doenças Infecciosas

Na prevenção de infecções congênitas (que possam ser transmitidas para o feto), há medidas simples que devem ser incorporadas ao dia-a-dia de mulheres que planejam engravidar.

HIV: Na programação da gravidez deve estar incluído o manejo dos medicamentos usados para tratamento do HIV, pois alguns podem causar malformações no feto.

Rubéola: O objetivo é a vacinação das mulheres não imunes no período pré-gestacional. A infecção durante a gravidez aumenta o risco fetal. Deve-se respeitar o período de 3 meses após a vacinação para a programação da gravidez.

Toxoplasmose: Avaliar se a mulher é imune no período pré-concepcional. Mulheres não imunes devem aderir às medidas preventivas para evitar a infecção na gestação, comolavar bem vegetais, verduras e frutas cruas antes do consumo, não comer carnes cruas ou malpassadas, usar luvas ao lidar com a terra, plantas ou fezes de gatos.

Hepatite B e C: Rastrear se já houve o contato com hepatite B e C. Mulheres que já tiveram Hepatite B, seus bebes devem receber medicações nas primeiras horas de vida.

Citomegalovírus (CMV): Reforçar ahigiene e lavagem das mãos ao contato com crianças menores.

Complementar a parte clínica com seguintes exames laboratoriais: Hemograma, glicemia, função renal, função hepática, tireóide e vitamina D são exames que mostram se a mulher tem algum tipo de deficiência que mereça ser avaliada por um especialista e, muitas vezes tratada, antes da gravidez.