Congelamento de Óvulos
Tem aumentado o número de mulheres que sonham em constituir uma família eainda não encontraram um parceiro ou têm outros projetos profissionais na idade fértil da mulher, e acabam optando pelo congelamento de seus óvulos para terem um filho no futuro.A criopreservação de óvulos propicia a essas mulheres adiar a gravidez, porém é de fundamental importância o esclarecimento e conhecimento sobre as possibilidades deste procedimento no futuro.
Este procedimento pode ser utilizado para congelar óvulos excedentes em ciclos de Fertilização in Vitro e, também, para preservar os gametas femininos (preservação da fertilidade da mulher).
Os novos protocolos, utilizando a técnica chamada “vitrificação”, permitem o congelamento dos óvulos humanos de forma segura e com resultados de sobrevida dos óvulos de mais de 95%.
Estudos acompanhando crianças que foram geradas a partir de óvulos congelados não mostraram qualquer aumento de anomalias congênitas.
Em pacientes jovens, abaixo de 35 anos de idade, quando descongelados e fertilizados estes óvulos levam à taxas de gravidez semelhantes às obtidas com óvulos “frescos”, podendo atingir até 50 % de sucesso.
Como funciona?
Para realizar o congelamento de óvulos é necessário realizar as etapas de estimulação ovariana com medicamentos e de aspiração dos folículos ovarianos por via vaginal, sob anestesia, utilizando uma agulha acoplada à sonda de ultrassom, assim como é feito no tratamento de Fertilização in Vitro.
Congelamento de Embriões O congelamento de embriões é um procedimento realizado quando existem embriões excedentes e de boa qualidade após uma tentativa de Fertilização in Vitro.
As chances de engravidar após a transferência de embriões congelados são semelhantes às que ocorrem quando a transferência é feita com embriões a fresco.
Somente 20-30% dos ciclos de Fertilização in Vitro terminam com embriões excedentes e de qualidade para congelar. Assim, ter embriões excedentes de boa qualidade para congelar é uma exceção e não a regra…
Como funciona?
Diferentemente da Fertilização in Vitro (na qual precisamos passar pelas etapas da indução da ovulação, retirada dos óvulos e fertilização e cultura de embriões), no descongelamento dos embriões só precisamos preparar o útero (endométrio) para receber os embriões.
Congelamento de Espermatozóides
O congelamento de sêmen é uma técnica amplamente utilizada e de alta eficácia. Consiste na utilização de crioprotetores específicos que possibilitam o armazenamento de amostras de sêmen, por período indeterminado, em tanques de nitrogênio líquido. Crianças concebidas através de amostras de sêmen congelado apresentam desenvolvimento normal, fato que mostra ser essa técnica também bastante segura.