Mulheres Solteiras
A produção independente é a maneira que as mulheres contam para engravidar sem a necessidade de um parceiro do sexo masculino. Ela é possível graças ao avanço das técnicas de reprodução assistida.
Uma mulher que deseja ter um filho sem um parceiro, irá precisar a ajuda de um banco de sêmen. O anonimato é a principal característica dessa doação: a lei brasileira não permite que o laboratório revele a identidade do doador e, tampouco, que ele saiba para quem o seu material foi doado. Assim, é garantido que ele não fará parte da família.
Antes de escolher o doador do sêmen, a futura mãe que optar pela produção independente consegue saber algumas características dos doadores, como altura, cor dos cabelos, dos olhos e da pele, tipo sanguíneo, profissão, origem étnica e hobby.
Inseminação intrauterina com sêmen doado
É um tratamento utilizado em casos em que existem um bom prognóstico de gravidez. É especialmente indicada para as mulheres com menos de 35 anos e com pelo menos uma trompa pérvia.
A Inseminação Artificial consiste na colocação de uma amostra de sêmen, preparada previamente no laboratório, no interior do útero da mulher, numa determinada fase do ciclo menstrual.
Fecundação in vitro com sêmen doado
Está indicada quando não é possível conseguir gravidez com as técnicas de baixa/média complexidade (inseminação artificial).
Na fertilização in vitro, para realizar a coleta dos gametas femininos, a mulher passa pelo processo de indução da ovulação, que é realizado com medicamentos.
Após a coleta dos óvulos, é feita a fecundação em laboratório e o embrião é introduzido dentro do útero materno.
Em cerca de 14 dias é possível realizar o exame que verifica o sucesso do procedimento e atesta a gravidez. (para saber com mais detalhes sobre a fertilização in vitro, clicar no link “Fertilização in Vitro”).